segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nova rotina para termos de cooperação


A partir do exercício de 2012, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) implementará nova rotina para os termos de cooperação, que são ajustes para a transferência de crédito de órgão ou entidade da esfera federal, pertencente ao Orçamento Fiscal ou da Seguridade Social, para outro de mesma natureza, mediante mútua cooperação e reciprocidade de interesses.
As primeiras alterações referem-se ao documento nota de crédito (NC) e ao cadastro de transferência (CONTRANSF), ambos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Confira as mudanças no quadro a seguir:

INÍCIO
O QUE MUDA
COMO ERA
COMO SERÁ
1º JAN 2012
Campo da NC
NUM. ORIGINAL CV/CR/TP: ________
(20 posições)
NUM. TRANSFERÊNCIA: ________
(6 posições)
2º SEMESTRE DE 2012
CONTRANSF
-
Criação de novo tipo de transferência:
TIPO 6 – TERMO DE COOPERAÇÃO

A STN ressalta que o campo “NUM. TRANSFERÊNCIA” da NC só poderá ser utilizado quando o tipo de transferência 6 – TERMO DE COOPERAÇÃO for disponibilizado no SIAFI.
As novidades, quando implementadas, permitirão o controle dos termos de cooperação pelo Sistema Compensado do SIAFI. Até então, tais ajustes geravam reflexos nos Sistemas Orçamentário e Financeiro apenas.
Desejo a todos um feliz 2012! Muitas realizações! Estejamos atentos às constantes alterações legislativas e implementações em sistemas governamentais relacionadas a convênios e instrumentos congêneres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário